Triângulos

Não há dúvidas de que o triângulo é uma das figuras mais importantes da geometria (talvez até a mais importante). Mas por quê? Se você viu a página sobre polígonos, viu que podemos dividir alguns dos polígonos regulares em diversos triângulos, ou seja, com apenas uma figura podemos resolver diversos tipos de problemas, o que facilita muito a nossa vida. 

Já que essas figuras são tão importantes assim, que tal conhecer mais sobre elas?

Trigonometria no triângulo retângulo

Como vimos na página sobre o Teorema de Pitágoras, um triângulo retângulo é composto por três partes: o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa. E a partir delas podemos estabelecer as chamadas relações trigonométricas, que são calculadas em relação a um determinado ângulo agudo da figura. As mais importantes são:

  • Seno: é a relação obtida pelo quociente do cateto oposto pela hipotenusa, ou seja:

Seno = cateto oposto/hipotenusa

Que pode ser denotado por sen = co/hi

  • Cosseno: é a relação obtida pelo quociente do cateto adjacente pela hipotenusa, ou seja:

Cosseno = cateto adjacente/hipotenusa

Que pode ser denotado por cos = ca/hi

  • Tangente: é a relação obtida pelo quociente do cateto oposto pelo cateto adjacente, ou seja:

Tangente = cateto oposto/cateto adjacente

Que pode ser denotado por tg = co/ca

Porém, há ainda outra forma de descobrirmos a tangente, e para isso basta fazer o quociente seno/cosseno. Por quê? 

Olha só que interessante, temos que sen = co/hi e cos = ca/hi. Ou seja, na divisão sen/cos, temos:seno sobre cosseno

Resolvendo essa divisão de frações, temos que tangente a partir da divisão seno sobre cosseno. Desse modo, podemos cancelar hi/hi, ficando apenas com co/ca, que é justamente a tangente.

Existem outras relações também, mas elas não são tão importantes quanto as que vimos acima:

  • Secante = 1/cosseno

Que pode ser denotado por sec = 1/cos

  • Cossecante = 1/seno

Que pode ser denotado por cossec = 1/sen

  • Cotangente = cosseno/seno

Que pode ser denotado por cotg = cos/sen


Os ângulos notáveis

Na primeira página deste módulo sobre triângulos, falamos em como classificá-los a partir de seus ângulos. Na trigonometria, ângulos são essenciais, e por isso há os chamados ângulos notáveis, que são os ângulos que aparecem com mais frequência. São eles: 30°, 45° e 60°, e seus valores de seno, cosseno e tangente podem ser encontrados na tabela a seguir:

30°45°60°
Senoum sobre doisraiz de dois sobre doisraiz de três sobre dois
Cossenoraiz de três sobre doisraiz de dois sobre doisum sobre dois
Tangenteraiz de três sobre trêsumraiz de três

Mas lembre-se que todos os ângulos possuem valores de seno, cosseno e tangente. É claro que não precisa lembrar de todos, as tabelas existem para isso, como a disponível em: Tabela Trigonométrica. Dê uma olhada, baixe-a e volte a observá-la sempre que precisar. 😉

Mas para que serve essa tal de trigonometria? Vamos dar uma olhada em algumas aplicações.


Aplicações

1) Medir a distância entre astros: a trigonometria, juntamente com outras técnicas relacionadas aos triângulos, é uma ferramenta importante na astronomia, pois permite que seja possível estimar a distância entre corpos celestes, como por exemplo, a distância da Terra até o Sol.

2) Medir alturas: sabendo a distância horizontal e o ângulo entre o chão e um determinado ponto mais alto, é possível calcular alturas (ou profundidades) que não conseguiríamos medir utilizando simples instrumentos de medida.

3) Construção de rampas e estruturas inclinadas: a utilização da trigonometria é muito útil na construção de rampas e superfícies inclinadas, pois mexer com ângulos é uma das principais funções da trigonometria.

E é isso, acabamos por aqui nosso assunto sobre triângulos, foi bastante conteúdo, mas não poderíamos esperar menos de uma figura tão importante para nós. 🙂


Pular para o conteúdo