Matrizes

Matriz não é lá um nome que ouvimos com frequência, mas este elemento é muito importante para a matemática e tenho certeza de que você já deve ter visto em algum lugar, mesmo sem saber. Basicamente, uma matriz é uma tabela, composta de linha e colunas, que é utilizada para relacionar números.

Aplicações de matrizes

Matrizes é um tema bem importante para a matemática, mas engana-se quem pensa que suas aplicações se limitam apenas à disciplina.

1) Batalha naval: neste jogo, dois jogadores devem posicionar suas embarcações em determinadas posições de uma matriz (o tabuleiro) e cada um deve indicar uma posição para atacar e tentar afundar as embarcações do oponente.

2) Tabuleiro de xadrez: já prestou atenção em como é um tabuleiro de xadrez? Ele possui 64 casas, divididas em 8 colunas e 8 linhas. Opa, colunas e linhas? É isso mesmo, o tabuleiro de xadrez é uma matriz, onde cada uma de suas casas pode ser identificada por uma letra e um número.

tabuleiro de xadrez

3) Seu boletim: o seu boletim de notas da escola também é uma matriz, pois é uma tabela na qual podemos relacionar um dado numérico com por exemplo, matéria e bimestre. Já tinha parado para pensar nisso?

4) Pixels e telas: um pixel é definido como a menor parte de uma imagem. Eles são pequenos quadradinhos que possuem informações relacionadas a cores (formato RGB), cuja junção é o que nos permite enxergar imagens em telas eletrônicas. Quanto mais pixels, melhor a qualidade da imagem. O interessante sobre esses “quadradinhos”, é que eles estão dispostos em matrizes, e desse modo, quanto maior a matriz, melhor a qualidade da imagem. Você pode testar isso em jogos, por exemplo, ao mexer nas configurações de vídeo, note que quanto menor a resolução, mais nítidos ficam os quadradinhos na tela e pior fica a imagem.

Rocket League 1920x1080
Rocket League 1920×1080
Rocket League 800x600
Rocket League 800×600
Rocket League 320x200
Rocket League 320×200

5) Outras aplicações: existem diversas outras aplicações para matrizes, porém elas são mais complexas. Caso tenha curiosidade em conhecê-las, acesse o artigo Algumas aplicações de matrizes.

Eae, consegue pensar em mais alguma aplicação de matrizes?


Pular para o conteúdo