Funções

Antes de olhar para o conteúdo em si, gostaria de te perguntar: você sabe qual a diferença de uma função para uma equação

Para começar, as duas diferem em definição, pois uma função, como veremos em breve, é uma relação entre dois conjuntos numéricos, enquanto uma equação é simplesmente uma expressão matemática que se iguala a outra. De um modo bem informal, você pode pensar que, em uma equação, nosso objetivo é encontrar um ou mais algarismos que satisfaçam a expressão; já quando pensamos em funções, queremos verificar o comportamento de uma expressão, normalmente através de um gráfico. Ou seja, equações geram números, enquanto funções geram retas/curvas.

Entendeu agora qual a diferença entre função e equação? Bem tranquilo, né? Ao longo das páginas você verá alguns gráficos bem interessantes sobre cada tipo de função, e para isso usaremos o Geogebra. Se ainda não conhece, entre, crie suas funções e divirta-se vendo como cada uma se comporta. 🙂

Funções constante

Uma função constante, como o próprio nome já diz, é uma função que tem sempre o mesmo resultado, não importando qual é o valor da variável. Vamos ver alguns exemplos para fixar o conceito. 

Ex. 1: f(x) = 8

Neste exemplo, a variável nem aparece na expressão, logo, o resultado será sempre o mesmo, 8. Veja como fica o gráfico deste exemplo:                   

f(x) = 8

Ex. 2: f(x) = exemplo 3x+9_x+3

Ué, mas na página anterior foi dito que para uma função ser constante, a deve ser igual a zero, mas ali temos um 3x, será mesmo que essa função é constante?

Neste exemplo, para concluirmos de fato que a função é constante, devemos fatorar a expressão do numerador (3x + 9). Feito isso, temos que 3*(x + 3), pois veja que, se você realizar esta operação, chegará novamente em (3x + 9). E opa, perceba que isso é exatamente igual ao que temos no denominador (x+3), portanto, podemos “cortá-los”, resultando em 3, ou seja, não há incógnita, então a = 0 e a função é mesmo constante. Veja como fica o gráfico deste exemplo:

f(x)= 3x+9_x+3

Funções crescente e decrescente

Como dito na página anterior, quando a é um número positivo, a função é chamada de crescente, e quando a é um número negativo, é chamada de decrescente. Vamos ver alguns exemplos:

Ex. 1: f(x) = 6x – 2 (crescente: a > 0)

f(x) = 6x-2

Ex. 2: f(x) = -6x – 2 (decrescente: a < 0)

f(x) = -6x-2

Observe que, apesar das funções serem semelhantes, o sinal faz toda a diferença no gráfico da função. 

Muito interessantes esses casos particulares, né? Mas eles não acabam por aqui não, há mais alguns que são bem importantes! Vamos ver?


Pular para o conteúdo