Probabilidade

A probabilidade é o campo da matemática que estuda a possibilidade (ou chance) que algo tem de acontecer. Sendo assim, se você já se perguntou, por exemplo, “será que vou conseguir fazer tal coisa?”, “qual a chance disso acontecer?”, o que você está fazendo, na verdade, é analisando a probabilidade que um determinado evento tem de ocorrer.

Sendo assim, o conceito de probabilidade é muito utilizado por nós o tempo todo, ou seja, não é necessário realizarmos cálculos para utilizar a probabilidade no cotidiano.

Cálculo de probabilidade

Para o cálculo de probabilidade, iremos utilizar a seguinte fórmula:

\[ P = \frac{n(E)}{n(A)} \]

Onde n(E) = o número de elementos de um determinado evento e n(A) = o número de elementos do espaço amostral.

Um ponto importante de se notar é que a probabilidade estará sempre entre 0 e 1, ou seja, não existe probabilidade negativa, e nem maior que 1. Isso acontece pois estamos fazendo a divisão entre um determinado evento (E) e o espaço amostral (A). Como o evento é um subconjunto do espaço amostral, então não há como “E” ser maior que “A” e nem negativo, pois não faz sentido dizer que existe, por exemplo, -2 resultados possíveis em um determinado evento.

Sendo assim, vamos fazer alguns exemplos para entendermos como funciona a probabilidade:

Ex. 1: No lançamento de um dado, qual a probabilidade de observarmos um número par? 

Note que o evento aqui é o número ser par. Dessa forma, em um dado, temos três números pares (2, 4 e 6). E qual o espaço amostral nesse caso? 6, pois um dado possui seis números (1, 2, 3, 4, 5 e 6).

Sendo assim, a probabilidade de encontramos um número par no lançamento de um dado é:

\[ P = \frac{3}{6} = \frac{1}{2}\]

Ex. 2: O “campo minado” é um jogo onde você deve abrir todo o mapa do tabuleiro, no menor tempo possível, sem clicar em nenhuma bomba. Sabendo que o mapa a seguir possui 80 casas e 10 bombas, se colocarmos aleatoriamente as 10 bandeiras no mapa, qual a probabilidade de que as bombas estejam exatamente nessas posições?

campo minado
Fonte: Google

Perceba que aqui temos um caso diferente do anterior, pois queremos saber a probabilidade de uma determinada combinação de bombas no tabuleiro. Opa, se queremos uma combinação específica, concorda que o espaço amostral deve incluir todas as combinações possíveis do tabuleiro?

Desse modo, o espaço amostral pode ser calculado por uma combinação C80,10:

\[ C = \frac{80!}{10!(80-10)!} \] \[ C = \frac{80!}{10!*70!} \]

Finalizando este cálculo, encontraremos que existem 1,65*1012 combinações possíveis para as 10 bombas no tabuleiro.

Como queremos apenas uma delas, então a probabilidade de encontrarmos as bombas nesta posição é de:

\[ P = \frac{1}{1,65*10^{12}} = 6,06*10^{-13}\]

Ex. 3: Em uma caixa existem cinco bolas, sendo que três são verdes e duas são vermelhas. Se retirarmos ao acaso uma bola e, sem recolocá-la na caixa, retirarmos outra, qual a probabilidade da primeira bola ser vermelha e a segunda ser verde?

Se queremos primeiramente uma bola vermelha, então a probabilidade é de \( \frac{2}{5} \), pois apenas duas das cinco bolas são vermelhas, certo?
Agora veja que, como retiramos uma bola da caixa (uma vermelha), não temos mais cinco, e sim quatro. Portanto, a probabilidade de retirarmos uma bola verde é \( \frac{3}{4} \), pois três das quatro bolas disponíveis são verdes.

Sabendo das probabilidade individuais, como queremos uma vermelha E uma verde, então temos que multiplicar suas probabilidades. Desse modo:

\[ P = \frac{2}{5} * \frac{3}{4} = \frac{6}{20}\]
Simplificando a fração, temos que a probabilidade de retirar uma bola vermelha e, sem recolocá-la na caixa, retirar uma bola verde na sequência é de \( \frac{3}{10} \), ou 30%.

Probabilidade é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas. Aqui fizemos alguns exemplos mais simples, porém, existem muitas formas de aplicar esse tema, e como vimos, cada aplicação tem suas próprias peculiaridades, mas nada que um pouco de treino não resolva. 🙂


Pular para o conteúdo