Polígonos

Polígonos são figuras fechadas formadas a partir de retas, ou seja, se a figura tiver uma curvinha que seja, não é um polígono. Existe uma enorme variedade de polígonos, e muitos deles podem ser observados no dia a dia. A palavra “polígono”, assim como diversas outras, é mais uma das nomenclaturas da matemática que tem origem grega: “poly” = “muitos”, e “gon” = “ângulos”, ou seja, polígono significa “muitos ângulos”. Mas tem muito mais que isso, vamos ver?

Área e perímetro de polígonos

O perímetro de uma figura é definido pela soma de todos os seus lados. Exemplo: vamos calcular o perímetro das seguintes figuras.

perímetro da figura
perímetro da figura

A área de uma figura plana corresponde à medida de sua superfície. De modo geral, o cálculo da área de polígonos regulares consiste em dividir a figura em diversos triângulos, calcular a área desses triângulos e depois multiplicar pela quantidade de triângulos que formam o polígono. Para o cálculo da área de quadrados e retângulos, basta multiplicar um lado pelo outro, porém, para calcular a área de outras figuras, devemos fazer a divisão em triângulos. Mas por que é diferente para quadrados e retângulos?

área do quadrado e retângulo

Na verdade, não é. Perceba que ambas as figuras podem ser divididas em dois triângulos retângulos. Então para calcularmos a área delas, basta calcular a área desses triângulos. E qual a fórmula da área de um triângulo retângulo? Isso mesmo, área do triângulo, e como temos dois triângulos em cada figura, multiplicamos essa fórmula por 2, ou seja, área do triângulo vezes 2.

No entanto, ao fazer isso, podemos cancelar os 2 do numerador e do denominador, correto? Dessa forma, temos que a área será simplesmente o produto base (b) pela altura (h), ou seja, A= b*h. E no caso das nossas figuras, a base e a altura são justamente os seus lados. 🙂

Vamos fazer o mesmo procedimento para outras figuras. Entendendo esse processo você conseguirá descobrir a área de qualquer polígono regular.  

Ex. 1: área do losango

área do losango
A figura acima é um losango. Perceba que, adicionando a diagonal maior (D) e a diagonal menor (d), ele pode ser dividido em 4 triângulos retângulos que terão base = \( \frac{D}{2}\) e altura = \( \frac{d}{2}\). Então, para descobrir a área da figura, basta descobrir as áreas dos quatro triângulos. Como eles são todos iguais, temos a seguinte expressão:
\[ A = \frac{4*\frac{D}{2}*\frac{d}{2}}{2} = \frac{4*D*d}{8} \] \[ A = \frac{D*d}{2} \]

Portanto, a área do losango pode ser calculada a partir do produto das diagonais dividido por 2.


Ex. 2: área do hexágono

área do hexagono

Perceba que o hexágono pode ser dividido em 6 triângulos equiláteros. Desse modo, se descobrirmos a área desses triângulos, iremos encontrar a área do hexágono. Na página sobre triângulos, aprendemos como calcular a área do triângulo equilátero. Sendo assim, podemos calcular a área do hexágono a partir da seguinte expressão:

\[ A = \frac{6*L^{2}*\sqrt{3}}{4} = \frac{3*L^{2}*\sqrt{3}}{2} \]

Portanto, é assim que se calcula a área de um hexágono regular.

Mas para que serve saber calcular tudo isso? O cálculo de área e perímetro é muito importante para diversas situações, vamos dar uma olhada em algumas delas.


Aplicações

1) Para saber a quantidade de material necessário para cercar uma área, devemos saber qual o perímetro dessa área.

Área cercada

2) Para se ter um melhor entendimento sobre a evolução do desmatamento, mede-se a área desmatada para que haja comparação com outros períodos de mesmo intervalo de tempo.

área desmatada da Floresta Amazônica
Imagem aérea do desmatamento na Floresta Amazônica, em 22 de setembro de 2017 – CARL DE SOUZA / AFP

Estes são apenas alguns poucos exemplos do uso de perímetros e áreas, mas existem muitos outros. Consegue pensar em mais alguns?


Pular para o conteúdo