Os números…

Olá, se você chegou até aqui, é porque quer ficar um pouco mais íntimo dos números. Neste módulo, você terá o privilégio de conhecer onde vivem, o que comem, e o que fazem os números… Na verdade, não, pois nós não conseguimos essas informações, uma vez que os números são um pouco tímidos e reservados.

No entanto, conseguimos conversar e entender sobre suas emoções, sua personalidade, e até mesmo sobre suas famílias. Ficou curioso? Farei um resumo para você das informações que conseguimos durante as entrevistas.

Por fim, vamos falar um pouco sobre personalidade. Alguns números têm preferência por andar em pares, já outros… nem tanto, mas não tem problema, o que importa é ser feliz. 🙂

Os números pares e ímpares

Esses aqui com toda certeza você já conhece. Mas, caso tenha surgido aquela dúvida de como reconhecê-los, aqui vai a resposta!

Primeiramente, vamos lembrar que o conceito de par ou ímpar só se aplica aos números naturais, ou seja, todos os números inteiros maiores ou iguais a 0. Ex: 0, 1, 2, 3, …

Um número par é aquele que, em uma divisão por 2, tem o resto igual a 0. Desse modo, podemos concluir que qualquer número que termina em um múltiplo de 2 é par, ou seja, todos os números terminados em 0, 2, 4, 6 e 8 são pares.

Uma regra um mais formal para definir um número par é dizer que:

\[ K = 2n \]

sendo K o número natural que desejamos verificar e n outro número natural qualquer

Ao substituir K pelo número que deseja verificar, se o valor de n não for um número natural, então o número K não é par.

O mesmo raciocínio se aplica aos ímpares, porém, agora, na divisão por 2, esses números têm o resto igual a 1. Desse modo, concluímos que números terminados e 1, 3, 5, 7 e 9 serão sempre ímpares.

Há também uma regrinha formal para identificar se um número é ímpar, e ela diz que:

\[ K = 2n + 1 \]

sendo K o número natural que desejamos verificar e n outro número natural qualquer

Da mesma forma que nos pares, basta substituir K pelo valor numérico desejado e descobrir quanto vale n. Se n for um número natural, K é ímpar.

– Mas e o zero? É par ou ímpar?

Essa é uma pergunta interessante, e podemos respondê-la utilizando as definições mostradas anteriormente. Vamos testar primeiro se 0 é ímpar, e pela definição:

\[ 0 = 2n + 1 \]

Agora, isolando n, temos que:

\[ \frac{0-1}{2} = n \]
Dessa forma, n = \( -\frac{1}{2} \). E como “n” tem que ser um número natural, e \( -\frac{1}{2} \).

Vamos testar agora se 0 é par. Pela definição:

\[ 0 = 2n \]

Novamente isolando n, temos que:

\[ \frac{0}{2} = n \]

Portanto, n = 0, e 0 é um número natural. Desse modo, podemos afirmar que 0 é par.

Para finalizar o assunto, vamos dar uma olhada em algumas propriedades operatórias desses dois tipos de números em relação às operações de adição e multiplicação.

Adição de números naturais

par + par = par

par + ímpar = ímpar

ímpar + ímpar = par

Multiplicação de números naturais

par * par = par

par * ímpar = par

ímpar * ímpar = ímpar

Está desconfiado se é verdade mesmo? Faça alguns exemplos e verifique cada um dos casos 😉

2 se despedindo

É… O alfabeto deles é um pouquinho diferente também. Por fim, vamos dar uma olhada nos números arredondados.


Pular para o conteúdo