Sequências

Sequências e progressões são elementos que, mesmo sem percebermos, aparecem frequentemente em nossas vidas. Por exemplo, os anos bissextos, as Olimpíadas, as eleições municipais e estaduais/federais do Brasil e a Copa do Mundo de Futebol são eventos que acontecem sempre a cada 4 anos. O seu aniversário é algo que acontece a cada um ano também não é? 

Progressão aritmética (PA)

Uma PA, ou progressão aritmética, é um tipo de sequência onde a diferença entre um termo e seu antecessor é sempre constante. Desse modo, o crescimento ou decrescimento da sequência será sempre constante, e essa constante recebe o nome de razão da PA.

Mas como representar uma PA? E como é sua lei de formação?

Representação e lei de formação

O modo de representar uma PA é o mesmo que fizemos para outros tipos de sequências, ou seja, basta colocar seus termos dentro dos parênteses e separados por vírgulas ( , ). Exemplo:

(1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, …)

Agora, como será a lei de formação de uma PA? Para entender melhor, vamos então olhar para o exemplo anterior, onde temos apenas números ímpares:

  • O primeiro termo da progressão é 1 e o segundo é 3.
  • Ao subtrair esses termos, temos que 3-1 = 2. E o que significa esse 2? Isso mesmo, a razão “r” da PA, pois lembre-se que uma progressão aritmética sempre cresce ou decresce constantemente, e essa constante é justamente a razão da PA.
  • Agora que encontramos a razão podemos definir sua lei de formação como:

N = n + 2

onde N é o próximo número da sequência e n é o número anterior

Será que acertamos? Vamos testar alguns números para ter certeza:

N1 = 1 + 2 = 3 

N2 = 3 + 2 = 5

N3 = 5 + 2 = 7

Opa, viu o que está acontecendo? Estamos recriando a sequência do exemplo, portanto nossa lei de formação está correta. Generalizando então a lei de formação de uma PA, temos que:

A2 = a1 + r

A3 = a2 + r

A4 = a3 + r

Então, recapitulando, para construir uma progressão aritmética, precisamos primeiro descobrir sua razão e depois basta somar com o primeiro termo para achar o segundo, somar com o segundo para achar o terceiro, somar com o terceiro para achar o quarto, e por aí vai…

Mas vamos supor que você não queira construir a sequência toda, mas encontrar apenas o 20° termo da progressão. Como você poderia fazer isso, alguma ideia?

Podemos tentar usar nossa lei de formação: a20 = a19 + 2. Mas aí complica, porque para achar o 20° termo, precisamos do 19°, e calculamos somente até o 8° termo. Você poderia calcular todos os termos até o 19 e em seguida achar o 20? Claro que poderia, mas ia dar um trabalho danado. O que será que podemos fazer então…

Que tal tentarmos generalizar nossa lei de formação?


O termo geral da PA

Já sabemos que para descobrir a lei de formação de uma PA, basta sabermos sua razão e o primeiro termo. Mas também sabemos que calcular um termo qualquer a partir dessa lei é uma tarefa bem trabalhosa. Então agora apresento a você o termo geral da PA:

An = a1 + r * (n – 1)

Por que geral? Porque queremos achar um termo qualquer, ou seja, o n-ésimo (An) termo da nossa sequência. Perceba que, para o termo geral, nós precisamos saber qual é o primeiro termo da sequência e qual é sua razão. Feito isso, basta multiplicar “r” por (n – 1), onde “n” corresponde à posição do termo que queremos encontrar.

Vamos achar o 20° termo da nossa sequência:

A20 = 1 + 2 * (20 – 1)

A20 = 1 + 2 * 19

A20 = 1 + 38

A20 = 39

Portanto, 39 é o 20° termo da nossa sequência. Agora, se eu te desse o número 39 e pedisse para você me dizer qual a posição dele na sequência, como você faria esse cálculo?

Basta usar a mesma fórmula, não é mesmo? Só que agora, ao invés de encontrar An (um número qualquer da PA), iremos encontrar n, ou seja, a posição deste número na PA.

39 = 1 + 2 * (n – 1)

39 = 1 + 2n – 2

39 + 1 = 2n

40 = 2n

20 = n

Mas e se eu não conhecer dois termos consecutivos, como vou saber qual é a razão da minha PA?

Vamos continuar com o mesmo exemplo, mas agora vamos supor que temos apenas o 1° e o 20° termo. Sabemos então que o primeiro termo é 1 e o vigésimo termo é 39, desse modo podemos utilizar a mesma fórmula do termo geral para descobrir a razão.

39 = 1 + r (20 – 1)

39 = 1 + 19r

39 – 1 = 19r

r = 2

Temos então que r = 2, que é a mesma razão que já sabíamos.

Tranquilo né? Mas chega de teoria por enquanto, vamos ler uma história.


O menino Gauss e a soma dos termos da PA

Era uma vez um menino chamado Carl Gauss, ou só Gauss mesmo. O menino fazia parte de uma turma que adorava uma bagunça, então, certo dia, durante uma aula de matemática, o professor resolveu aplicar uma atividade bem simples, mas que deveria demorar um bom tempo para ser finalizada. Ela consistia em somar todos os números de 1 até 100. Parece bem divertido, que tal fazermos essa atividade também? Vamos lá:

1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12…

Acho que vamos levar um tempinho até terminar de somar todos os números… Será que esse é o único jeito? E é aí que entra nosso amigo Gauss. 

Gauss era um menino muito perspicaz, e em pouco tempo conseguiu terminar a atividade. Então seu professor pediu para que o garoto explicasse o que havia feito para somar todos os números tão rapidamente. Gauss explicou que ao somar o primeiro e o último número da sequência, o resultado era 101, fazendo o mesmo para o segundo e penúltimo, também temos 101, para o terceiro e antepenúltimo, também encontramos 101. E se você continuar somando os termos sempre vai encontrar 101 como resultado. Sabendo disso, vemos que nessa sequência existem 50 pares de números que têm como resultado 101. Então o que Gauss fez foi multiplicar 101 * 50 para chegar ao resultado correto de 5050.

Perceba que essa sequência dos números de 1 até 100 é uma PA de razão 1. Dessa forma, conclui-se que a soma dos termos de qualquer PA pode ser feita da seguinte forma:

\[ S = \frac{(a1 + an)*n}{2} \]

Vamos ver se chegamos ao mesmo resultado de 5050 usando a fórmula:

\[ S = \frac{(1+100)*100}{2} \] \[ S = 101*50 = 5050 \]

Portanto, é assim que calculamos a soma dos termos de uma progressão aritmética. E ela vale para qualquer PA, independente se o total de números é par ou ímpar.

O que acha de alguns exercícios para treinar um pouco?

1- As Olimpíadas são um evento esportivo que reúne diversas modalidades esportivas e ocorrem a cada 4 anos. Sua origem é datada em 776 A.C, quando reis de diversas regiões da Grécia Antiga firmaram, na cidade de Olímpia, um acordo de paz que durasse ao longo do período das competições esportivas. Contudo, apesar de ser bem antiga, a primeira Olimpíada oficial (realizada após a criação do COI – Comitê Olímpico Internacional), deu-se em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia.

No ano de 2020, um novo evento olímpico deveria ter ocorrido em Tóquio, no Japão, porém, por conta da pandemia do Sars-Cov-2, as competições foram adiadas para 2021. Desse modo, sabendo que o termo geral da sequência de realização das Olimpíadas é expresso por uma PA tal que: An = 1896 + 4(n – 1). Qual teria sido a edição das Olimpíadas realizada em 2020?

anéis olímpicos

2- O Cometa Halley pode ser visto a olho nú na Terra em períodos médios de 76 anos. O primeiro registro do cometa ocorreu por volta de 240 A.C em uma crônica chinesa de nome  Registros do Historiador. A última vez que o cometa foi visto na Terra foi em 9 de fevereiro de 1986 e estima-se que a próxima aparição acontecerá em 28 de julho de 2061, então fique esperto caso queira vê-lo passar. 😉 Sabendo dessas informações, quantas vezes Halley terá passado pela Terra em 2061?

cometa halley
NASA/W. Liller/Wikimedia Commons

Para finalizar, vamos estudar agora sobre progressões geométricas!


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