Os números…
Olá, se você chegou até aqui, é porque quer ficar um pouco mais íntimo dos números. Neste módulo, você terá o privilégio de conhecer onde vivem, o que comem, e o que fazem os números… Na verdade, não, pois nós não conseguimos essas informações, uma vez que os números são um pouco tímidos e reservados.
No entanto, conseguimos conversar e entender sobre suas emoções, sua personalidade, e até mesmo sobre suas famílias. Ficou curioso? Farei um resumo para você das informações que conseguimos durante as entrevistas.
Selecione aqui o conteúdo que deseja ver!
Agora, vamos falar sobre família. Aparentemente, os números não possuem muitas palavras para se referir aos seus familiares. Durante as entrevistas, eles se referiram a todos como “primos”.
Os números primos
O conceito de número primo é bem simples:
- Deve ser um número natural;
- E ter apenas 2 divisores, sendo eles o 1 e o próprio número.
Mas, antes devemos lembrar que:
- Todo número par é divisível por 2;
- Se a soma de todos os algarismos de um número for divisível por 3, o número é divisível por 3;
- Números terminados em 0 e 5 são divisíveis por 5;
- Um número é divisível por 7 se o dobro do último algarismo, subtraído pelo restante do número, resulta em um múltiplo de 7. Ex: 343 –> 2*3 = 6 –> 34 – 6 = 28 –> 28/7 = 4
E se um número não for primo, qual o nome dele?
Os números “não primos” são chamados de compostos, isso porque eles possuem mais de 2 divisores, como por exemplo, o número 10, que pode ser dividido por 1, 2 e 5. Ou seja, possui três divisores.
Bem fácil, né? Vamos ver alguns exemplos:
12: /1 = 12; /2 = 6; /3 = 4; /4 = 3; /6 = 2 → Portanto, é um número composto, pois, afinal, possui mais de 2 divisores.
11: /1 = 11; /2 = erro!; /3 = erro!; /5 = erro!; /7 = erro!; /11 = 1 → Como você pode ver, o 11 é divisível apenas por 1 e o próprio 1. Qualquer outro número resultará em um quociente decimal. Portanto, 11 é um número primo.
Agora, apenas para fixar a ideia, realize o exercício a seguir:
Diga se o número é primo ou composto:
345
R: Composto
59
R: Primo
71
R: Primo
63
R: Composto
2
R: Primo
Quer saber uma aplicação importantíssima dos números primos na matemática? Aqui vai!
Decomposição em fatores primos
Decompor um número em fatores primos é escrevê-lo como uma multiplicação de números primos. E de acordo com o Teorema Fundamental da Aritmética, todos os números inteiros positivos maiores que 1 podem ser escritos como uma multiplicação de números primos.
Mas onde utilizamos essa decomposição? É muito comum o uso desse artifício quando queremos encontrar o MMC ou MDC de dois ou mais números, além disso, a decomposição é muito utilizada para reescrever raízes não inteiras. Na página sobre equações, utilizamos a decomposição em fatores primos para resolver equações exponenciais.
Mas como decompor um número em fatores primos?
Decompor um número em fatores primos é simplesmente dividir esse número sucessivamente por números primos. Essa divisão é feita em ordem crescente, ou seja, 2, 3, 5, 7, e por aí vai, até que o quociente da divisão seja 1.
Exemplo: decomposição do número 20
Vamos começar as divisões: 20/2 = 10 → 10/2 = 5 → 5/5 = 1. Então temos que 20 = 2*2*5, ou 22 * 5. Vamos organizar tudo isso? Veja a figura a seguir.
Bem mais fácil de ler agora, né? No fim, é a mesma coisa, só mudou o modo como escrevemos as operações.
Tranquilo, né? Todas as decomposições são iguais, basta ir dividindo por números primos até chegar a 1. Desse modo, que tal fazer alguns exercícios para praticar? Decomponha em fatores primos os seguintes números:
1365
R: 3*5*7*13
240
R: 2*2*2*2*3*5
52
R: 2*2*13
324
R: 2*2*3*3*3*3
Chegou o momento de falarmos um pouco sobre educação, vamos falar sobre os número educados.