Origem dos números
Os números fazem parte de nossas vidas. Desde o momento em que você nasceu, eles já estavam lá, e vêm te acompanhando durante todos os dias, meses e anos. Essa presença tão forte dos números pode nos levar a pensar que eles sempre estiveram por aí, mas isso não é verdade, pois os números que conhecemos hoje vem de um processo de desenvolvimento que durou milhares de anos.
Você já imaginou como seria sua vida sem os números? Difícil, né? Mas, e se eu te contar que durante muitos anos os seres humanos tiveram que viver sem eles, você acreditaria? Vamos dar uma olhada na história dos números e apreciar como foi seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Selecione aqui o conteúdo que deseja ver!
– Sistema grego
O sistema grego foi desenvolvido a partir do próprio alfabeto grego, onde cada número era representado por uma letra. Ao todo, o modelo numérico era composto de 27 símbolos, sendo 9 para as unidades, 9 para as dezenas e 9 para as centenas.
Na imagem abaixo você encontra como cada número era representado:
– Sistema hebraico
O sistema de numeração hebraico é parecido com o grego em relação ao método pelo qual foi construído. Cada letra do alfabeto também representava um número. Nesse sistema, havia 22 símbolos, sendo 9 para as unidades, 9 para as dezenas e 4 para as centenas.
Na figura abaixo você encontra como eram representados os números neste sistema:
Referências
Sistema numérico hebraico
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=988&sid=9&tpl=printerview
Sistemas numéricos
IFRAH, Georges. História Universal dos Algarismos: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tomo 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1