A matemática do cotidiano

É difícil gostar de matemática. Nela há muitas coisas que parecem ser úteis apenas na hora da prova. Porém, na verdade, ela está em tudo, mesmo sendo difícil enxergar. Observe a imagem do quadro, ela foi feita apenas com números. Você consegue enxergar com clareza todos os elementos presentes nela?   

 E se eu te contar que há um sol amarelo, uma casa laranja com uma janela cinza, telhado roxo e porta marrom, além de um caminho que leva até a casa e algumas cercas marrons, fica mais fácil de ver? Note que, mesmo não vendo logo de cara cada um dos itens citados, eles sempre estiveram aí.

E é o que acontece com a matemática, ela está aí a nossa volta, mas às vezes é difícil percebê-la. No entanto, ao parar e refletir, é possível observar como seus elementos fazem parte de nossas vidas. Talvez você só precise de um empurrãozinho para começar a enxergar a matemática do dia a dia, e é isto que pretendemos fazer neste projeto.

quadro com imagem de paisagem feita com números

Objetivos

O projeto tem por objetivo investigar se a contextualização da matemática pode exercer um papel de estimulante ao aprendizado da disciplina. Desse modo, serão oferecidos materiais e atividades com foco em mostrar como podemos visualizar e aplicar alguns tópicos matemáticos no dia a dia.

Informações sobre o curso

  • Organizador: Felipe Siqueira Minholi
  • Contato dos organizadores: Orientadora do projeto: rafaela.rocha@ufabc.edu.br; Discente responsável: felipe.minholi@aluno.ufabc.edu.br
  • Metodologia: conteúdos sugeridos de websites educacionais, além de atividades disponibilizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O participante poderá escolher a melhor forma de estudar o conteúdo, podendo pesquisar por outras fontes que não as sugeridas. As atividades (questões procedimentais, contextualizadas e mais) serão realizadas de forma assíncrona e devem ser entregues até o último dia do curso. 
  • Carga horária recomendada: O curso ficará disponível de 17/05 até 15/08, mas a carga horária recomendada é de 6 semanas – 20 horas (em média, 3,5h/semana).
  • Número de vagas: 500 vagas por turma.
  • Público-alvo: estudantes do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio e de cursos preparatórios pré-vestibular.
  • Equipamentos necessários: equipamento eletrônico com acesso à internet, reprodução de vídeo e visualização de documentos digitais; sistema operacional com acesso à internet (Windows, Linux, Android, IOS, ou equivalentes).
  • Certificado: o certificado será disponibilizado somente aos participantes que realizarem todas as atividades obrigatórias.

Turmas e conteúdo

Turmas(17/05 a 15/08)
1° EMConjuntos numéricos
Sequências: progressão aritmética (PA) e 
progressão geométrica (PG)
2° EMTrigonometria no triângulo retângulo
Circunferência e Trigonometria  
3° EMGeometria espacial: poliedros e corpos redondos

Inscrição

O período de inscrições chegou ao fim =(

Pular para o conteúdo