Matemática Financeira

A história da matemática financeira começou há milhares de anos atrás. Os primeiros modelos de comércio existentes eram baseados no sistema de trocas entre produtos, onde cada um tinha um “valor” pré-definido e as trocas buscavam sempre equiparar esses valores. Esse modelo deu origem à palavra salário, já que, por ser muito valioso na época, o sal era um produto muito utilizado nas trocas.

Já as moedas que conhecemos surgiram na Lídia (atual Turquia) no século VII a.C.. Porém, diferentemente das atuais, feitas de níquel, aço e bronze, essas moedas eram feitas de prata e ouro. 

Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de guardar essas moedas em lugares seguros, e foi diante deste cenário que surgiram os primeiros bancos, sendo o papel de banqueiro desempenhado por negociantes de prata e ouro, pois estes tinham cofres e guardas à disposição.

Os comerciantes, responsáveis por guardar o dinheiro, davam a seus clientes recibos escritos que mostravam o valor das moedas que estavam no banco. Esses recibos passaram a ser utilizados como forma de pagamento e deram origem às notas de dinheiro como conhecemos, mas cujo uso tem decaído com o uso de instrumentos como o cartão e o pix.

Como você pode ver, a matemática financeira esteve presente durante todo o desenvolvimento da humanidade, e a maneira como lidamos com o dinheiro vem se modificando ao longo do tempo. Desta forma, neste ramo veremos os principais tópicos da matemática financeira abordados no ensino médio e como você pode aplicá-los na sua vida. 

Razão, Proporção e Porcentagem

Juros Simples e Compostos

Atribuições

Imagem de fundo razão, Proporção e Porcentagem: Infográfico vetor criado por stories – br.freepik.com

Imagem de fundo Descontos, Taxas e Financiamentos: Infográfico vetor criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Imagem de fundo Juros Simples e Compostos: Negócio vetor criado por freepik – br.freepik.com

Pular para o conteúdo